Planos de Saúde e cobertura de vacinas

Para garantir imunização contra diversas doenças, a vacinação é um procedimento simples, assim, basta dirigir-se a um posto de saúde próximo para receber a dose. Porém quem possui plano de saúde pode optar por realizar fora da rede pública?

No Brasil o fornecimento de vacinas é feito através do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo em alguns casos os planos devem oferecer a vacinação obrigatoriamente, como por exemplo a vacina contra a dengue e a Onco BCG, são obrigatórias em coberturas de planos de saúde, regidas pela Lei 9.656/98.

Existem planos que oferecem reembolso parcial ou descontos para determinadas vacinas, para que não ocorra problemas verifique a cobertura dos serviços do seu plano de saúde.

Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde), a imunização realizada através de vacinas não faz parte dos procedimentos e serviços obrigatórios dos planos de saúde. Então, essa decisão fica a critério das operadoras, quem escolhe oferecer o serviço ou não.

Também em alguns casos, o plano de saúde é obrigado a cobrir o valor da vacina, por exemplo quando há contratação de cobertura adicional, vacinas obrigatórias para pessoas em grupos de riscos e aplicadas em recém-nascidos.

Dessa forma, as vacinas são oferecidas pelo SUS em postos do sistema público de saúde, é possível se vacinar em clínicas particulares, porém, haverá cobrança na aplicação caso o contrato do plano de saúde não cubra a vacinação.

Faça uma cotação personalizada para encontrar um plano de saúde para você.