É uma modalidade de plano de saúde disponível para empresas. A sua contratação permite oferecimento do plano de saúde para todos que possuem relação empregatícia/estatutária comprovada com a empresa.
É necessário que o CNPJ ativo e o mínimo 2 beneficiários para que seja possível a realização da contratação do plano. Contratar um plano de saúde coletivo pode ser mais barato que um plano comum. Podendo a empresa escolher diversas opções para seus colaboradores e descontar um percentual ou não para quem tiver interessem em aderir ao plano.
Pela legislação trabalhista Brasileira, não há obrigatoriedade do oferecimento do serviço, porém alguns sindicatos exigem que a oferta do benefício seja ofertada para certas categorias.
Não há nenhum custo adicional na contratação de um plano de saúde caso seja repassado todo o custo da mensalidade aos beneficiários.
Um dos benefícios da contratação do plano de saúde empresarial coletivo é a redução de custos que uma empresa pode vir a ter em casos de acidentes de trabalho ou tratamento de doenças adquiridas devido à atividade exercidas durante o trabalho, sabendo que a mesma é legalmente responsável pala saúde e segurança dos funcionários.
Outro benefício é a possibilidade de eliminar ou reduzir carências, com prazo mínimo de adesão para poder utilizar serviços específicos, tais como, tratamentos complexos. Essa redução varia de acordo com o número de funcionários que aderiam ao plano, para conseguir esses benefícios.
Planos de saúde empresarial coletivo não podem realizar aumentos e reajustes sem seguir o padrão preestabelecido em contrato, assim, a empresa possui controle total de custos com os planos de saúde e quando os custos irão mudar.
Diversas empresas oferecem planos de saúde para seus funcionários promovendo qualidade de vida e bem estar a seus trabalhadores.